top of page
Foto do escritorURRO

Phósphoro

Saudade: um retrato de minha vida

Por Rodrigo Vilallba 

Dentre vários trabalhos que realizei ao longo da minha carreira como fotojornalista, o que trouxe a mim o verdadeiro júbilo e o equilíbrio de minha consciência foi a realização do livro de imagens "Cemitério da Saudade". Projeto este, iniciado em janeiro de 2023, do qual tive a honra de fazer parte a convite de minha grande amiga, Maria Rita, que ajudou a concretizá-lo.


De lá para cá, todo o meu conhecimento técnico fotográfico fora testado, porque eu sabia fotografar, mas não sabia o verdadeiro valor da vida, e ali entre uma fotografia e outra, me deparei com pessoas e personalidades já esquecidas.


Eu percebi que eu tinha a oportunidade de dar lhes vida novamente através da fotografia, através dos registros da última morada de cada um deles, e para obter a magnificência artística de cada foto, além de eu escolher a noite, a lua, as estrelas, o crepúsculo, eu fiz uma imersão de consciência sobre cada um deles, vivenciando dor, amor, saudade e abandono.


Escolhi a dualidade da vida, assim como temos vida e morte, temos as fotos diurnas e as fotos noturnas criam diferenças imensas às obras as quais eu queria fotografar, extraindo assim a essência mais pura de cada escultura, de cada arquitetura e de cada material, criando assim uma obra inigualável de luz, sombra, cor e vida.


A satisfação que eu senti na realização deste livro, vão muito além das imagens, ela atravessa a consciência, a dor, o amor, a vida, e a morte. Ela renasce assim como todos nós temos a chance de renascer a cada dia que vivemos.












Dowloads



Rodrigo Villalba é fotojornalista, especialista em Fotojornalismo Esportivo. Registrado e credenciado à FIFA como fotojornalista internacional e também dedicado a outras editorias do fotojornalismo. Alguns de seus principais trabalhos incluem a cobertura de competições da FIFA como Copa das Confederações e três edições da Copa do Mundo (incluindo finais), além de competições sul americanas e brasileiras de futebol, produção de material para outras pautas jornalísticas como crise hídrica para grandes veículos de imprensa como Agência Estado, O Estado de S. Paulo, Revista Veja, Revista Exame, Folha de São Paulo, G1, O Globo, dentre outras, junto aos quais atua desde 2012. Dentre seus trabalhos também destaca-se como editor de imagens e curadoria de fotos para exposições. É Autor da foto "Os braços da Copa", premiada e reconhecida mundialmente durante a Copa do Mundo da Rússia 2018. Acaba de lançar o livro "Cemitério da Saudade", considerado um dos maiores referenciais da história, de recordações e da arte do povo de Campinas.


8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Phósphoro

Phósphoro

Phósphoro

Comentários


bottom of page