Vulva: bela e única
Por Isa Graciano
Podemos passar uma vida inteira sem nos darmos conta dessas duas verdades, pois, carecemos de espaços seguros para podermos conhecer e apreciar sua beleza e diversidade, espaços que não pornifiquem e não padronizem a vulva.
Nossa sociedade nos condiciona a ter vergonha de nossas vulvas, essa parte inominável do corpo feminino, erroneamente chamada de vagina (a parte interna do genital). São poucas as possibilidades de conhecermos a diversidade que elas podem ter e também poucas as possibilidades de vermos outras vulvas num contexto que não esteja permeado pela sexualização, objetificação ou degradação dos corpos femininos.
Na indústria pornográfica é comum a divulgação de um tipo de vulva, uma espécie de idealização de como ela deve ser, assim como existe ali um ideal de tipo de pênis, no caso do pênis, "quanto maior melhor " no caso da vulva "quanto menor melhor".
Essa idealização cruel alimenta uma milionária indústria da estética íntima feminina, que coloca o Brasil lamentavelmente como campeão no ranking de cirurgias plásticas íntimas “reparadoras”.
Me coloco no front de batalha da autoestima genital feminina e delicadamente eternizo vulvas! Crio esculturas de vulvas feitas a partir da modelagem de corpos reais, permitindo que as mulheres tenham essa parte do corpo não mais como um motivo de vergonha e sim de afirmação, orgulho e apreciação.
Meu trabalho confronta o tabu que historicamente invisiabiliza e padroniza a genitália feminina e a coloca na esfera da Arte para ser apreciada e celebrada, tal qual ela é.
Serviço
Exposição Tua Vulva
30 obras da artista Isa Graciano convidam o público a construir um novo olhar sobre o corpo feminino e sobre a arte.
Classificação indicativa: 14+
Onde: Vale Arte - Rua Dr. Mario Natividade, 40 - Taquaral - Campinas
Quando: abertura 16 de Março das 16 às 22h. Até 01 de Abril.
Visitação: Segundas, quartas e sextas das 16h às 21h. Terças e quintas das 14h às 19h. Sábados das 10h às 14h. Entrada Gratuita.
Isa Graciano é artista plástica formada pela Unicamp e Educadora Menstrual. Após trabalhar durante uma década como figurinista, criando as vestimentas fantásticas que cobriam os corpos de atores e atrizes, passou a trabalhar a partir da nudez feminina e a criar esculturas que partem da modelagem do corpo de mulheres reais.
Kommentarer